Notícia

O que é fundição e seus processos

A fundição é o processo de fabricação de engenharia geralmente usado para produção em massa em que os materiais em estado fundido são espalhados em um molde onde eles se solidificam. Então neste processo, as peças mais complicadas podem ser fabricadas de forma mais econômica e rápida, o que de outra forma demandaria muito tempo se produzido por outros métodos como moldar ou cortar. O processo de fundição pode ser utilizado para produzir uma grande variedade de peças que são usadas em diferentes indústrias, desde um simples brinquedo de plástico até uma grande lâmina de turbina a gás.

São diferentes tipos de processos de fundição e sua adequação é influenciada por uma série de fatores, incluindo: as quantidades de peças, custo de fabricação, material do produto, precisão dimensional necessária e acabamento de superfície necessário.

E quais são os processos de fundição?

Os principais processos de fundição utilizados na indústria de fabricação são os seguintes:

Fundição de areia

A fundição de areia é normalmente utilizada para a produção de grandes peças, preenchendo um metal fundido na cavidade do molde que foi moldada a partir de areia natural ou sintética. A cavidade é criada pela utilização de um padrão, geralmente feito de madeira ou metal que é da mesma forma e dimensões que a parte real. O padrão é preparado ligeiramente sobre dimensionado pelo qual a cavidade também é um pouco maior e compensa a contração do metal fundido durante o resfriamento. A superfície das peças fundidas de areia é normalmente áspera com impurezas superficiais para as quais é incluído um subsídio de usinagem.

Fundição de molde

Neste processo, o metal é forçado no molde a uma alta pressão que garante a produção de peças idênticas, um melhor acabamento superficial e uma maior precisão dimensional. Algumas peças mesmo produzidas por fundição, não requerem usinagem após a fundição, ou podem exigir apenas uma usinagem leve para atingir as dimensões desejadas. Os defeitos de porosidade são encontrados com maior frequência em fundições grandes por causa do ar aprisionado e a solidificação da massa fundida antes de atingir os limites da cavidade. Peças com uma espessura de parede uniforme podem ser produzidas com mais precisão por fundição. Os moldes de fundição sob pressão são caros, uma vez que estes são feitos de aço endurecido e porque é necessária uma duração mais longa para a produção.

 

Fundição centrífuga

Esta é uma técnica de fundição que possui uma extensa gama de aplicações industriais, incluindo a moldagem de acessórios de máquinas onde a durabilidade do produto acabado é importante. Os tubos de imagem de televisão, objetos de vidro esférico, tubos, volantes e caldeiras também são produzidos por fundição centrífuga. À medida que o metal fundido é vertido, um molde permanente gira a altas velocidades em torno de seu eixo. O metal fundido move-se em direção às pa

redes do molde devido à força centrífuga, solidifica após o resfriamento, produzindo uma parte fina. O diâmetro externo da fundição possui grãos finos e é resistente à corrosão atmosférica.

Fundição por cera

A fundição por cera é um processo de fabricação antigo usado para metais que são difíceis de serem usinados ou fabricados. Também é usado para a fabricação de peças que não podem ser formadas por técnicas de fabricação usuais, como turbinas ou componentes de avião sujeitos a altas temperaturas. Este processo proporciona uma excelente precisão dimensional e acabamento superficial. O padrão é feito de cera ou outra substância que é derretida, deixando para trás uma cavidade que é preenchida com o material da peça que está sendo produzida.

 

De acordo com a Abifa, o Brasil tem 1.167 empresas de fundição, que empregam cerca de 50 mil pessoas.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Outras notícias

Granito e Mármore: Conheça as diferenças e onde usa-los

O que é a celulose e quais as suas utilidades

As dificuldades do setor Metal Mecânico